DICAS INFALÍVEIS DE CUIDADOS COM O CABELO MASCULINO Leave a comment

Há alguns cuidados com o cabelo masculino que você pode ter no seu dia a dia para evitar um aspecto descuidado e desinteressado, frequente entre tantos homens. Afinal, a aparência também é muito importante na hora de afirmar o seu estilo e bom gosto.

Por isso, confira nossas 7 dicas essenciais para garantir um visual com os fios mais saudáveis, bonitos e firmes!

1. DEIXE O GEL DE LADO
É muito comum utilizar gel para fazer penteados diferentes nos cabelos, imprimindo o seu estilo e personalidade neles. No entanto, esse não é um hábito que você deve sustentar. Isso porque o uso diário desse produto deixa os fios ressecados, fáceis de quebrar e ainda afeta o seu crescimento.

O principal responsável por esses efeitos negativos está em um componente presente em grande parte das versões disponíveis no mercado: o álcool, já que ele facilita a evaporação do líquido garantindo uma fixação mais rápida.

No seu lugar, passe a usar pomadas, ceras e pastas modeladoras, pois elas não danificam o cabelo, têm um aroma muito mais agradável e opções que promovem efeito matte com pouco brilho e fixações média e forte.

2. USE BONÉS E CHAPÉUS COM MODERAÇÃO
Bonés e chapéus são excelentes acessórios para compor e incrementar o visual para aquele encontro com a rapaziada ou um passeio com aquela pessoa que você está a fim.

Contudo, há muitos caras que passam a usá-los constantemente, inclusive em lugares abafados e onde não há sol — situações em que ambos teriam a função de protegê-los dos raios solares e amenizar o calor, especialmente no verão.

Esse tipo de comportamento pode acabar prejudicando os fios, acentuando a caspa e o suor na região e aumentando a oleosidade.

Por isso, use-os da maneira correta sem excessos e sempre variando as peças. Além disso, nunca utilize bonés e chapéus com os cabelos molhados, pois você prolongará a umidade e isso pode acarretar proliferação de fungos e odores indesejados.

3. UTILIZE SHAMPOO ESPECÍFICO PARA CASPA
A caspa é um mal que atinge principalmente o sexo masculino e nada mais é do que uma dermatite seborreica que provoca coceira e descamação mais acelerada que o normal no couro cabeludo.

Ela é causada — e também agravada — por diversos fatores, como má higiene, excesso de oleosidade, alergias e banhos com água quente.

Se você perceber que está com caspa, não cometa o erro de continuar a usar o mesmo shampoo: invista em versões específicas para o combate a esse problema e que são facilmente encontradas no mercado, pois eles têm como componentes sulfato de selênio, ácido salicílico, alcatrão, piritionato de zinco e antifúngicos, que são substâncias eficientes no controle tanto da inflamação quanto da descamação na região.

homem lavando o cabelo

4. FIQUE ATENTO À FREQUÊNCIA DE LAVAGEM
Lavar os cabelos é essencial para controlar a oleosidade e retirar dos fios as impurezas que eles acumulam ao longo dia. Contudo, é importante ficar atento à frequência das lavagens, pois elas devem variar de acordo com alguns fatores.

Por exemplo, se você tem o couro cabeludo oleoso, o ideal é higienizá-lo diariamente para evitar que assim acumule oleosidade e isso estimule as caspas. Se ele for seco, por sua vez, é bom evitar lavá-lo com tanta frequência, pois isso pode deixá-lo ressecado e quebradiço.

Já se você faz muito uso de produtos para estilizar o cabelo e criar penteados diferentes com sprays, pomadas e afins, não se esqueça de asseá-los sempre antes de utilizá-los novamente.

A mesma dica vale para aqueles caras esportistas que praticam muitas atividades ao ar livre, como surfar, nadar etc. Isso porque muitas substâncias — como o cloro, por exemplo — têm contato com o cabelo e devem ser retirados ao fim do dia. Dessa forma você mantém a saúde dos seus fios em dia.

5. SAIBA QUANDO USAR CONDICIONADORES
Muitos homens têm o costume de lavar os cabelos apenas com o shampoo durante o banho e esse é não é um hábito válido para aqueles que têm as madeixas mais longas ou que estão com elas ressecadas.

Isso porque as funções do condicionador são nutrir, promover a maciez e fechar as cutículas dos fios. Exatamente o que você pode precisar para melhorar o aspecto deles.

Entretanto, se você possuir o couro cabeludo oleoso, o recomendado é, de fato, abrir mão do produto para não estimular ainda mais a oleosidade e ter um resultado aquém do esperado.

Além disso, lembre-se: ao aplicar condicionadores use apenas nos cabelos, não na raiz, e em pouca quantidade, apenas para que ele seja absorvido e dê o efeito desejado.

homem cortando barba

6. MANTENHA O CABELO E A BARBA SEMPRE BEM CORTADOS
Outro erro comum no universo masculino é não se importar com o tamanho do cabelo e da barba por acreditar que isso não é motivo para se preocupar. Ledo engano!

Tanto um quanto outro devem estar sempre bem cortados e aparados, pois isso elimina aquela impressão de desleixo com a própria aparência que você pode demonstrar quando fica com os fios muito volumosos e sem vida.

Outro motivo é que cortar regularmente os pelos faciais e cabelos estimula a maleabilidade, a maciez e o brilho deles. Portanto, procure um cabeleireiro/barbeiro antenado com as tendências da moda para lhe deixar estiloso e com um visual diferenciado.

7. FAÇA DOS CUIDADOS COM O CABELO MASCULINO UM HÁBITO
Os cuidados com o cabelo masculino — e com a aparência em geral — não podem ser apenas em períodos ou situações específicas. Um homem com estilo e que está por dentro da moda sabe que para ter um visual bacana não basta apenas roupas e acessórios diferentes.

Também é preciso se atentar aos fios e, claro, a barba. Por isso, não tenha vergonha de criar um hábito e ter sempre consigo, na mochila, no carro ou no armário do vestiário da academia uma nécessaire com produtos indispensáveis no dia a dia.

Pentes, duplo ou de bolso, alinhadores e conjuntos com escova para o cabelo e a barba são alguns exemplos para que você mantenha ambos lisos e macios. Outra dica é um pós-barba para você cicatrizar e refrescar a pele quando raspar os fios.

Balms também são indispensáveis, pois eles oferecem os nutrientes necessários para os pelos do rosto, deixando-os mais hidratados, bonitos e cheirosos.

Gostou das nossas dicas de cuidados com o cabelo masculino? Então está na hora de aplicá-los na sua rotina e dar a devida importância que ele merece, não é verdade?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *